A partir de 16 de março de 2015 começará a ser enviada à escola uma nova newsletter, de carácter bilingue e com periodicidade semanal. Esta agregará as noticias mais relevantes da comunidade, assim como uma agenda de eventos. Todas as edições da newsletter estarão disponíveis …
Será disponibilizado a partir de 2 de março um novo serviço de autenticação para os vários websites e serviços institucionais do Técnico, mais seguro e otimizado para dispositivos móveis, chamado Técnico ID. O nome de utilizador (ex: ist12345) e palavra-passe irão manter-se, mas será mais …
Recentemente o Núcleo de Multimédia e e-Learning esteve a trabalhar no desenvolvimento de um plugin que permite substituir a validação CAPTCHA (Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart) tradicional, efetuada através da leitura e inserção de uma série de números e …
Recentemente o Núcleo de Multimédia e e-Learning esteve a trabalhar no desenvolvimento de um plugin que permite a autenticação centralizada via IST-ID (Central Authentication Service – CAS) em instalações com o Content Management System (CMS) WordPress. Os vários websites de carácter institucional do Técnico encontram-se …
Encontra-se disponível um novo serviço para a comunidade do Técnico. A par do empréstimo de material audiovisual para registo de imagem (câmara de vídeo, tripé e microfone sem fios), disponibilizamos agora também uma ferramenta para gravação e streaming de vídeo, a Matrox Monarch HD, que …
Para o biénio 2013/14 um dos objetivos traçados consistia em migrar todos os websites públicos institucionais do Técnico para uma plataforma com gestor de conteúdos e registo de versões, com a nova imagem institucional. Desde a última atualização da lista destes websites (em setembro de …
O novo website público do projeto FenixEdu™ encontra-se disponível ao público desde o dia 25 de novembro. Este constitui-se como um marco histórico do projeto, na medida em que é o culminar de mais de uma década de esforços concertados ao nível da Direção de …
Para o biénio 2013/14, um dos objetivos traçados foi migrar todos os websites públicos institucionais do Técnico para uma plataforma com gestor de conteúdos e registo de versões, com a nova imagem.
O esforço feito neste sentido visa dotar os diversos serviços de autonomia na gestão …
O projeto FenixEdu™ é uma plataforma de informação académica open-source, desenvolvida na Direção de Serviços de Informática (DSI) pela equipa da Área de Aplicações e Sistemas de Informação (AASI), que está na origem da intranet do Técnico e que serve igualmente outras escolas do ensino …
Para o biénio 2013/14, e em consonância com a estratégia definida pelo Técnico, os principais objetivos do núcleo são:
Assessorar o Conselho de Gestão (CG), a Área de Comunicação e Imagem (ACI), o Núcleo de Compras e Aprovisionamento (NCA), e as restantes áreas e departamentos da …
Fica aqui um breve ponto de situação, não exaustivo, das actividades realizadas pelo núcleo até ao presente mês.
Área de Comunicação e Imagem
Continuamos a prestar apoio à Área de Comunicação e Imagem (ACI) nas comemorações do Centenário do IST em vertentes tão diversas como a Web, a …
Ficam aqui os objectivos que traçámos para o corrente ano de acordo com a estratégia definida pelo IST:
Continuar a renovação do web site do IST e aplicar a linha gráfica adoptada às páginas públicas do Fénix e aos web sites dos serviços.
Assessorar a Área de …
O ano de 2010 foi particularmente importante para o gabinete porque não só viu formalizada a sua integração na Direcção de Serviços de Informática (DSI), como assumiu uma nova designação, Núcleo de Multimédia e e-Learning (NME).
Foi também provavelmente o ano mais produtivo do NME, mesmo …
Robótica 2011
Estamos a desenvolver o web site do XI Festival Nacional de Robótica que este ano comemora o seu 10ª aniversário. Esta iniciativa esta integrada nas comemorações do Centenário do IST.
Centenário do IST
Lançámos recentemente o web site do Centenário do IST e continuámos a …
Queremos agradecer publicamente o apoio institucional dado pela Associação Portuguesa de Designers (APD) ao Banco de Padrões de Design do Instituto Superior Técnico (BPDIST).
Tal como o apoio da Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade (APPU), o reconhecimento da APD dá-nos força para tornar o BPDIST …
Estágios do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Antes de mais, a equipa quer desejar as boas-vindas ao Marcelo Vieira e ao Pedro Durão, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, que vão estagiar connosco nos próximos meses na área do user research!
Comunicação e …
Com o início do ano lectivo, decidiu apoiar-se a actividade lectiva, nomeadamente na disciplina de Álgebra Linear (primeiro semestre) e Cálculo Diferencial e Integral I (segundo semestre), através do desenvolvimento de aplicações que demonstrem conceitos matemáticos, que permitam uma fácil explicação e apreensão das matérias …
No âmbito do processo de renovação dos web sites dos serviços centrais do IST desenvolvemos um conjunto de tutoriais em vídeo (screencasts), com o objectivo de facilitar e auxiliar a utilização do gestor de conteúdos – plataforma que permite inserir e editar os conteúdos do …
Após um longo período de maturação interna, foi hoje lançado o Banco de Padrões de Design do Instituto Superior Técnico (BPDIST). O mote da criação do BPDIST foi o esforço feito nas várias áreas do Núcleo de Multimédia e e-Learning (NME) para dotar as …
Após alguns meses de trabalho intensivo, em colaboração com a Área de Infraestruturas da Direcção de Serviços de Informática (DSI), apresentamos hoje o novo design dos web sites dos serviços centrais, de que o web site do NME é um exemplo ilustrativo.
Neste redesign procurámos seguir …
De acordo com o previsto no Regulamento de Organização e de Funcionamento dos Serviços de Natureza Administrativa e de Apoio Técnico do IST, publicado em Diário da República a 9 de Março, o Gabinete de Apoio à Produção de Conteúdos Multimédia e e-Learning (GAEL) dá …
No âmbito do processo do redesign iniciado com o web site do IST, estamos a finalizar a renovação visual dos web sites dos serviços centrais e a configuração de uma plataforma que permitirá às direcções de serviços, áreas e núcleos actualizar a informação dos seus …
O GAEL-CIIST em conjunto com o Gabinete de Comunicação e Relações Públicas lançaram no passado dia 16 de Junho uma nova versão do web site oficial do Instituto Superior Técnico.
O processo de renovação permitiu reorientar o web site para o público exterior, menos conhecedor da …
Encontra-se disponível, desde 28 de Outubro de 2008, uma nova versão do portal e-escola. Além de novos conteúdos e algumas reformulações ao seu modelo de aprendizagem, o e-escola comporta melhorias consideráveis na sua usabilidade, arquitectura e design de informação, tendo como base os resultados de …
O GAEL, em articulação com o Conselho Directivo e outros gabinetes da Escola, está a finalizar o novo web site to IST que deverá ser lançado ao público no final do próximo mês.
Estamos a trabalhar na construção de uma biblioteca de padrões de design que se insere no esforço feito nas várias áreas do gabinete para descentralizar alguns processos e dotar as populações docente, não docente e estudantil do IST de meios que lhes permitam produzir conteúdos …
O Instituto Superior Técnico viu aprovada a sua candidatura ao Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento (POS_C), para co-financiamento de um projecto de produção de conteúdos, o qual visa o desenvolvimento de conteúdos pedagógico-científicos, a incorporar no portal de ciências do IST, e-escola. Este projecto …
Estamos a trabalhar num conjunto de alterações significativas a implementar no e-escola, que celebrou 5 anos de existência no passado dia 25 de Junho. Estas alterações derivam de um reposicionamento estratégico sustentado pela experiência adquirida ao longo destes anos e por uma investigação alargada que …
O GAEL está a colaborar com o Departamento de Engenharia Química e Biológica (DEQB) nos Laboratórios Abertos 2007 (LA 2007). Esta colaboração consubstancia-se na divulgação dos LA 2007, assim como na recolha de filmagens e fotografias das várias actividades.
Também no âmbito dos LA 2007, realizámos …
Após a boa experiência do desenvolvimento de uma aplicação Web de gestão de registo em conferências no âmbito da conferência WOAT 2006, e aproveitando um pedido da organização da ICOIN 2007, o GAEL decidiu estender o conceito da aplicação à componente cientifica.
Para além da componente …
Desde Abril que temos estado a fazer uma investigação descritiva junto dos utilizadores e potenciais utilizadores do e-escola, nomeadamente alunos do ensino secundário e superior, bem como professores destes dois níveis de ensino, da Escola Secundária Dona Filipa de Lencastre (ESDFL) e do Instituto Superior …
No início do mês lançamos o web site e a aplicação de gestão de registo em conferências da WOAT 2006.
Esta web application de gestão de registo em conferências tem um significado especial para o gabinete, pois foi a primeira vez que desenvolvemos ambas as componentes …
Em Dezembro de 2005 foi lançada a 2ª versão do portal de divulgação científica e-escola.
O portal tem como objectivo ser uma referência no ensino dinâmico e interactivo para os alunos do secundário e dos primeiros anos do ensino superior
Todo o processo de redesign, cuja …
No seguimento das comemorações nacionais do Dia Mundial da Usabilidade a 3 de Novembro, o IST-GAEL irá acolher em Lisboa a realização do evento e do 2º Seminário de Usabilidade organizado pela Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade (APPU) e Humaneasy Consulting.
Os eventos vão decorrer …
Solicitamos a todos os requerentes de trabalhos ao GAEL que os pedidos sejam encaminhados para endereço de e-mail do GAEL. A centralização dos pedidos de trabalho ou de informação permite uma maior diligência de resposta e uma menor dependência da disponibilidade um colaborador em particular.
Pedimos desculpa pela falta de actualização. Tem havido imenso trabalho e algum “desleixo” com a divulgação pública das actividades do GAEL.
E o que há para contar? Bastante. A aplicação de geração de testes que está integrada no Projecto Fénix atingiu a maturidade e está a …
Em Janeiro de 2005 entrará em vigor o Regulamento de funcionamento do GAEL, aprovado em Plenário do Conselho Directivo a 10 de Dezembro de 2004, para o biénio de 2005-2006.
O regulamento destina-se a clarificar as condições e custos dos serviços prestados pelo gabinete pelo que …
Foi aprovado, em Plenário do Conselho Directivo, no dia 10 de Dezembro de 2004 o “Guia de Estilo para a Web do IST” elaborado pelo GAEL com a finalidade de auxiliar, através da utilização de um documento de referência, todos os produtores de conteúdos web, …
Terminada a conferência “eLearning no Ensino Superior 2004” que decorreu na Universidade de Aveiro, entre 27 e 30 de Outubro, resta congratular toda a organização pelo profissionalismo, entusiasmo e empenho na concretização deste evento.
O IST esteve representado pelo entusiástico grupo de trabalho do e-Lab orientado …
Concluimos recentemente a segunda fase do processo de “redesign” do website do IST, depois de trabalharmos sobre uma proposta de arquitectura de informação ambivalente, ou seja, capaz de contemplar algumas correcções semânticas ao nível das taxonomias utilizadas sem induzir uma ruptura repentina com os hábitos …
O GAEL passou a disponibilizar, desde o início da semana, registos em formato audiovisual relativos a acontecimentos de importância pedagógica, científica ou institucional recentemente realizados no IST. O objectivo é elaborar uma videoteca, disponível publicamente na Internet, de eventos ocorridos na escola.
Estamos a promover, com o apoio do BPI, um concurso de fotografia aberto a todos os alunos, docentes e não docentes da escola.
O objectivo do concurso é que os concorrentes fotografem os diferentes aspectos e dimensões da vida dos alunos, docentes e funcionários não-docentes do …
Estamos a remodelar o nosso website em conformidade com o novo layout da escola. Alguma áreas ainda não estão a funcionar correctamente, sobretudo devido a alguns ajustamentos a realizar no CMS que estamos a utilizar, pelo que pedimos desculpas aos nossos utilizadores. O arquivo de …