Instituto Superior Técnico

Núcleo de Design e Multimédia

Balanço de 2010

27 de Dezembro, 2010

O ano de 2010 foi particularmente importante para o gabinete porque não só viu formalizada a sua integração na Direcção de Serviços de Informática (DSI), como assumiu uma nova designação, Núcleo de Multimédia e e-Learning (NME).

Foi também provavelmente o ano mais produtivo do NME, mesmo tendo em conta que uma quantidade considerável do trabalho produzido só verá a luz do dia no próximo ano devido à necessidade de alinhamento com estratégia de comunicação do IST. Confiamos que estes projectos serão do agrado da comunidade IST e contribuirão significativamente para uma maior promoção da Escola!

Foi um excelente ano para as várias áreas de actuação do núcleo, queremos, no entanto, destacar duas delas, user research e design, pois as transformações que sofreram foram decisivas para uma melhoria tanto dos processos de trabalho como da eficácia dos resultados de todo o NME.

Apesar do user research ser uma actividade existente do NME desde praticamente o seu início, foi este ano que se estabeleceram as bases do que será um equipa de user research de pleno direito com a integração de 5 a 6 elementos. O campo de acção é mais alargado do que é convencional, pois vai para além da experiência de utilização restrita à web e centra-se também na melhoria de workflows de trabalho que implicam uma interacção com o utilizador.

Na área de design, o ano começou com a apresentação do novo design dos web sites dos serviços centrais, que passaram a ser geridos autonomamente pelos próprios serviços através de um CMS, e em grande parte foi dedicado ao acompanhamento e produção de peças relacionadas com o processo de rebranding em curso no IST. Não nos podemos também esquecer do lançamento do Banco de Padrões de Design do IST que rapidamente se tornou uma referência incontornável em design de interacção.

Quanto ao tipo de materiais produzidos, para além de voltarmos a assumir a produção das peças mais relevantes de design de impressão do IST, passámos a recorrer cada vez mais à visualização de dados (infografias, diagramas, etc) não só na comunicação de informação em projectos com públicos-alvo externos como também na própria dinâmica de funcionamento do núcleo e da DSI. Em breve incluiremos alguns exemplos do trabalho desenvolvido no nosso portfolio.

Categorias

Subscrever Feed de Notícias