Sobre o NDM
O Núcleo de Design e Multimédia (NDM) tem como missão assessorar e materializar artefactos de comunicação institucional para o Técnico, em meios físicos e digitais, estáticos ou dinâmicos, assim como assessorar a mediação de conteúdos pedagógico-científicos para formato multimédia.
Valências
Ao nível da comunicação institucional do Técnico, o NDM desenvolve funções como a gestão da identidade visual, assegurando a disponibilização pública dos seus elementos constituintes (logotipo e materiais de apoio como templates para apresentações), assim como de instruções para a sua correta utilização. Assegura o desenvolvimento projetual de artefactos físicos (peças de estacionário, anúncios de imprensa, publicidade de pequeno, médio e grande formato, sinalética e artigos de merchandising), e de artefactos digitais (vídeos, serviços de streaming vídeo, personalização do design visual das contas do Técnico nas redes sociais, websites, aplicações, newsletters e e-cards).
Dispomos também de material audiovisual para empréstimo à comunidade no sentido de dar apoio à atividade letiva e assegurar a realização de eventos de natureza diversa.
Entre as principais responsabilidades do núcleo, encontra-se ainda a gestão e desenvolvimento técnico do website público do Técnico, assim como dos websites dos diversos serviços institucionais.
Recursos Humanos
Ao longo dos anos temos tido a capacidade de atrair profissionais de exímia qualidade para a nossa equipa, que é constituída na sua maioria por profissionais com formação superior e com uma experiência alargada nos seus campos de intervenção, quer no contexto académico quer no contexto empresarial. Existe uma aposta contínua na formação e desenvolvimento dos nossos quadros, quer através da disponibilização de formação interna, quer através da disponibilização de condições para usufruto de formação externa.
Profissionalismo, visão multidisciplinar, trabalho colaborativo, sentido crítico, partilha de conhecimento e bom ambiente são características transversais à equipa, que potenciam uma aculturação mútua diária. O NME tem a tradição de atrair e formar profissionais que posteriormente se destacam no panorama nacional e internacional, nas suas áreas de competência. Entre os empregadores que acolheram ex-profissionais do NME encontram-se empresas públicas e privadas, líderes nas suas áreas de negócio, tais como Apple, Automattic, Codacy, Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Gitter, OutSystems, Premium Minds, Público, Seedrs, Survs, Talkdesk e WordPress.
História
A génese do gabinete reporta a outubro de 2001, ano da sua fundação, com a denominação Gabinete de Apoio à Produção de Conteúdos Multimédia e e-Learning (GAEL), estando sob a alçada do Conselho Diretivo (atual Conselho de Gestão (CG)). O Relatório de Actividades do Instituto Superior Técnico de 2001 (PDF, 865KB) regista a criação oficial do GAEL, assim como o seu enquadramento no organigrama do Técnico nessa data.
O gabinete foi criado com o propósito de desenvolver conteúdos multimédia para apoio à atividade letiva, centrando-se posteriormente no desenvolvimento do projeto e-escola, um portal de ciências básicas (Biologia, Física, Matemática e Química) e de ciências da engenharia. Com o decorrer dos anos, o gabinete foi expandindo as suas valências e responsabilidades no contexto da Escola. Em 2010, no âmbito da reorganização dos serviços do Técnico (Regulamento de Organização e de Funcionamento dos Serviços de Natureza Administrativa e de Apoio Técnico do Instituto Superior Técnico (PDF, 226KB)), foi renomeado para Núcleo de Multimédia e e-Learning (NME) e incorporado na Área de Ligação ao Utilizador (ALU), da Direção de Serviços de Informática (DSI).
Fruto da reestruturação da Direção de Serviços de Informática (DSI) em 2017, que passou a designar-se Direções de Serviços de Informática (DSI), e da expansão das competências e áreas de intervenção do gabinete, este foi renomeado para Núcleo de Design e Multimédia (NDM).