Notas do mês de Setembro

Fica aqui um breve ponto de situação, não exaustivo, das actividades realizadas pelo núcleo até ao presente mês.

Área de Comunicação e Imagem

Continuamos a prestar apoio à Área de Comunicação e Imagem (ACI) nas comemorações do Centenário do IST em vertentes tão diversas como a Web, a consultoria e o apoio à produção de peças de merchandising e a realização de eventos.

O apoio à ACI estende-se, também, a outras actividades, para além das comemorações do Centenário do IST, das quais destacamos o Projecto Alumni.

Vídeo

Com um aumento exponencial de pedidos, a área de vídeo, em colaboração com o Gabinete de Comunicação e Relações Públicas, tem produzido inúmeros vídeos que ilustram algumas das principais actividades da Escola. Destaque para a crescente importância que o canal do YouTube assume na comunicação da Escola e para o investimento que vamos fazer em motion graphics.

Normalização da documentação produzida pelo IST

Estamos a trabalhar com a Área de Estudos e Planeamento (AEP) na elaboração de um guia de estilos para a produção de documentação, assim como a dar apoio na produção de infografias e na paginação dos documentos mais relevantes.

Infografias

Continuamos a produzir inúmeras infografias tanto para trabalhos internos como externos e a desenvolver uma linguagem visual que permita que estas expressem cada vez mais a “Marca IST”

Web sites dos serviços

A adaptação dos web sites dos serviços à actual linha gráfica e a sua integração na plataforma de gestão de conteúdos centralizada tem sido estendida a um conjunto cada vez maior de serviços.

Estamos também a finalizar o desenvolvimento do novo web site da Direcção de Serviços de Informática (DSI), que pensamos ser um salto qualitativo assinalável face ao actual. Temos tido particular cuidado para gerir da melhor forma possível a mudança de nome da unidade, evitando ao máximo causar atrito na utilização dos serviços na DSI.

Sistema de Suporte ao Utilizador da Direcção de Serviços de Informática

Estamos a desenvolver, em colaboração com toda a Direcção de Serviços, em particular com o Núcleo de Suporte ao Utilizador, um trabalho de fundo que transformará por completo o suporte ao utilizador da DSI. Este projecto será materializado brevemente no lançamento de um web site exclusivamente dedicado ao suporte ao utilizador e numa autêntica revolução na cultura de apoio ao utilizador da DSI.

Como suporte interno a esse esforço colossal, estamos não só a produzir um conjunto de documentação estruturante — manual de produção de conteúdos, manual de procedimentos, etc — como a trabalhar num dashboard que permitirá a visualização e monitorização da informação de suporte.

Este é um projecto que pensamos ser singular ao nível do ensino superior português e que teremos certamente oportunidade de partilhar com a comunidade académica.

User research

Após anos de intenso esforço, tanto interno como junto da comunidade portuguesa, para fazer vingar a ideia de importância do user research, podemos sem dúvida dizer que este é cada vez mais endémico à actividade do núcleo. Esta situação reflecte-se decisivamente não só na qualidade do trabalho realizado, como também na sustentação desse trabalho interna e externamente à DSI.

Visita Virtual ao Campus Taguspark

Colaborámos, já numa fase final, com uma empresa externa, na componente de design visual, na produção de uma Visita Virtual ao Campus Taguspark do IST que permite visitar remotamente este campus.

Sabemos que ainda há muito trabalho pela frente, tanto ao nível de design de interação, como de melhoramento dos conteúdos em vídeo, mas seria de todo erróneo privar o público desta aplicação antes de limar essas arestas.

SOTIS, Job Bank do IST e QUC

Colaborámos com a Área de Aplicações e Sistemas de Informação da DSI, nos projectos de SOTIS — gestão documental — Job Bank do IST — banco de oferta e procura de emprego para os alunos do IST e no projecto Qualidade das Unidades de Ensino (QUC).

Estamos também continuamente a repensar os métodos de trabalho adoptados e a produzir documentação de suporte aos processos de desenvolvimento. Referência especial para o investimento que temos feito para que a filosofia da prototipagem rápida se torne transversal não só à equipa de design como também à equipa de desenvolvimento.

Banco de Padrões de Design do IST

Quanto aos padrões de design, iremos ter novidades para breve que irão dinamizar o projecto a vários níveis.