Lançamento do Banco de Padrões de Design do Instituto Superior Técnico

Após um longo período de maturação interna, foi hoje lançado o Banco de Padrões de Design do Instituto Superior Técnico (BPDIST). O mote da criação do BPDIST foi o esforço feito nas várias áreas do Núcleo de Multimédia e e-Learning (NME) para dotar as populações docente, não docente e estudantil do IST de meios que lhes permitam produzir web sites e aplicações de forma autónoma ou com uma intervenção residual do NME.

Padrões de design são soluções testadas e verificadas para problemas comuns de design que podem ser aplicados em contextos específicos. Cada padrão corresponde a um problema que ocorre frequentemente no processo de design e descreve uma solução prática para o resolv. Um padrão de design caracteriza-se por ter um nível de especificidade suficiente para ser prático, mas cuja profundidade não lhe inibe a capacidade de ser utilizado em múltiplas situações. Encontra-se no centro de um eixo polarizado pelos princípios (mais genéricos) e as guidelines (mais específicas).

Contamos com a participação de todos na contínua melhoria do BPDIST para este se torne a maior referência lusófona de design de interação e multimédia