Instituto Superior Técnico

Núcleo de Design e Multimédia

Projetos

O NDM encontra-se continuamente envolvido em múltiplos projetos dos quais destacamos alguns, pela sua dimensão e importância estratégica.

Website do Técnico

projectos-nme-tecnico

O website do Técnico é a presença digital pública do Instituto Superior Técnico. A gestão técnica deste website é inegavelmente um dos projetos mais entusiasmantes assumidos pelo Núcleo. A versão atual do website do Técnico (quarta versão) foi disponibilizada no dia 6 de setembro de 2012. Nesta versão, a principal alteração de relevo é o alinhamento com a nova identidade corporativa do Técnico, assim como o destaque dado aos 3 campi. Durante o ano 2012, o website teve 838 869 visitas únicas, que geraram 11 870 089 visualizações de páginas. Em média, o website teve diariamente cerca de 2300 visitas únicas.

Websites dos serviços

projectos-nme-wordpress

Desde 2010 tem sido feito um esforço no sentido de dotar os diversos núcleos e àreas da estrutura institucional de autononomia na publicação e gestão de conteúdos nos seus websites. Esse trabalho foi feito tecnologicamente com recurso ao Content Management System (CMS) WordPress, no qual nos temos especializado, tanto através da implementação de várias funcionalidades, como do desenvolvimento de plugins especificos: CAS Maestro (permite integrar um sistema de autenticação centralizada com o WP) e Slider CAPTCHA (permite substituir a validação de formulários tradicional por uma solução que recorre a um slider). Encontra-se disponível uma listagem de todos os websites das Unidades do Técnico já publicados segundo este paradigma.

Projeto FenixEdu™

projectos-nme-fenixedu

O Projeto FenixEdu™ é uma plataforma de informação académica open-source. O NDM trabalha, em conjunto com as restantes equipa das Direções de Serviços de Informática (DSI), no desenvolvimento da comunicação visual e dos interfaces gráficos do utilizador (GUI) para este projeto, que está na origem da intranet do Técnico, e que serve igualmente outras escolas do ensino superior, a nível nacional e internacional. A instalação do projeto FénixEdu™, no Técnico, serve uma comunidade de 11 458 estudantes, 871 docentes e investigadores, e 518 colaboradores não docentes (segundo dados de maio de 2014).

Banco de Padrões de Design

projectos-nme-bpd

O Banco de Padrões de Design do Instituto Superior Técnico tem por objetivo dotar as populações docente, não docente e estudantil do Técnico de meios que lhes permitam produzir conteúdos e aplicações de forma autónoma ou com uma intervenção residual do NDM. Padrões de design são soluções de design para problemas comuns. Cada padrão diz respeito a um problema que ocorre frequentemente no processo de design e descreve a forma para o solucionar. O BPD conta com o apoio institucional da Associação Portuguesa de Designers (APD), da Associação Portuguesa de Profissionais de Usabilidade (APPU), e do portal Sapo.pt.

e-escola

projectos-nme-e-escola

O e-escola é o portal de ciências básicas e de ciências da engenharia do Técnico, com conteúdos científicos, interativos e credíveis, nas áreas de Biologia, Física, Matemática, Química e Ciências da Engenharia. O NDM assegura a gestão do portal, sendo também responsável pela gestão de conteúdos, web design, arquitetura da informação e usabilidade. Durante o ano 2012, o portal teve 944 357 visitas únicas, que geraram 2 096 980 visualizações de páginas. Em média, o portal teve diariamente cerca de 2600 visitas únicas.